Grupo 1 ao 5º ano

Protocolo COVID-19

Sejam bem-vindos!
Em uma comunidade, cuidamos uns dos outros

Nas circunstâncias em que vivemos, essa consciência é ainda mais imprescindível, passando pela responsabilidade consigo mesmo — com sua higiene, hábitos e comportamentos. Tudo isso para diminuir ao máximo as chances de possivelmente transmitir o vírus para as pessoas.

Visando ao bem-estar da nossa comunidade, observem e cumpram rigorosamente as rotinas estabelecidas, com foco constante na saúde e segurança dos alunos e colaboradores. Neste site, serão encontradas orientações muito importantes, tais quais: nossos “Protocolos anticovid” bem como o “Plano de retorno”.

Sobre a escola em 2022

Para o funcionamento das unidades em 2022, continuamos nos aprofundando em pesquisas relativas às práticas adotadas por diversas escolas ao redor do mundo que, igualmente, passaram por esse delicado período. Diante dessa contexto, seguimos acompanhando as atualizações publicadas pelo Ministério da Saúde do Brasil, CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), OMS (Organização Mundial da Saúde) e determinações da prefeitura alusivas às escolas particulares. Além disso, sempre acatamos as diretrizes e as orientações dos órgãos oficiais competentes.

Desenhamos nosso plano obedecendo a princípios que salvaguardam a saúde, a segurança e o bem-estar de nossos alunos e colaboradores.

Garantimos a implementação, a comunicação e o reforço dos seguintes cuidados recomendados:

Lavagem de mãos regularmente, antes e depois de cada atividade.

Disponibilização de álcool gel em áreas de circulação e salas de aula.

Foco na ventilação natural e limpeza constante de ares-condicionados.

Limpeza recorrente de superfícies.

Com o objetivo de minimizar o risco de contaminação dentro da comunidade escolar, criamos uma Célula de Monitoramento — designada especialmente para zelar pela saúde de toda a comunidade Gurilândia + Land, em um retorno seguro às atividades presenciais. Essa Célula é formada por um time multidisciplinar, contando com membros das áreas da Enfermaria, Operações e Consultoria Médica de Infectologista.

A parceria com as famílias é parte fundamental dessa iniciativa de cuidado, já que a transparência em relação a sintomas e diagnósticos de alunos e contactantes domiciliares será indispensável para esse trabalho de acompanhamento e de proteção da comunidade.
A Célula visa, por meio do monitoramento e do acompanhamento dos casos suspeitos, minorar o risco de contaminação dentro da comunidade escolar, utilizando-se de:

Para garantir que alunos e/ou colaboradores que apresentarem sintomas ou tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo sejam afastados até que qualquer suspeita seja descartada.

Para manter a coordenação e a direção informadas em tempo real da situação dentro da unidade, alertando as famílias quando necessário.

Para entender o comportamento e a distribuição dos casos dentro do campus, se há concentração em algum núcleo/segmento.

Conforme decreto n.º 35.110, de 31 de janeiro de 2022, quais são os protocolos?

Art. 1º Fica definido o seguinte protocolo setorial para o funcionamento das atividades de classe com a presença de alunos das redes pública e privada de ensino no Município de Salvador:

[…]

XIII – Deverão ser observadas as seguintes orientações relacionadas ao surgimento de sintomas de Covid-19 e casos confirmados:

a) Caso suspeito da Covid-19: Indivíduo com pelo menos dois (2) dos seguintes sintomas:

1. Febre (mesmo que referida);
2. Calafrios;
3. Dor de garganta;
4. Dor de cabeça;
5. Tosse;
6. Coriza;
7. Perda parcial ou total do olfato;
8. Perda parcial ou total do paladar.

b) Além dos sinais/sintomas relacionados à alínea deste artigo, deve-se também considerar os seguintes sinais e sintomas para as crianças:

1. A obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico;
2. Observar também os batimentos de asa de nariz cianose;
3. Tiragem intercostal (retração dos espaços intercostais);
4. Desidratação;
5. Falta de apetite;
6. Sintomas gastrointestinais (diarreia).

c) Caso confirmado da Covid-19: Indivíduo com resultado de teste RT-PCR (detectável) ou teste de antígeno (reagente) para o vírus SARS CoV-2.

d) Os testes rápidos ou sorológicos (IgM e IgG) com resultado reagente não serão considerados como critério de confirmação.

XIV – Deverão ser observadas as seguintes orientações para o afastamento das atividades/isolamento social:

1. Se o aluno/professor/colaborador é caso suspeito para Covid-19, a orientação é que realize os testes diagnósticos recomendados (RT-PCR ou antígeno) entre o 3º e 5º dia do início dos sintomas e inicie o isolamento social imediatamente após a confirmação para Covid-19;

2. Se o aluno/professor/colaborador é caso confirmado para Covid-19 e apresenta sintomas, conforme descrito no inciso XIII, alíneas a) e b), a orientação é que realize isolamento social, por um período de 10 dias após a data de início dos sintomas (sintomático), retornando somente após 24h sem sintomas, tais como febre sem uso de antitérmicos e sintomas respiratórios (coriza, tosse e outros);

3. No caso confirmado para Covid-19 em que aluno/professor/colaborador não apresenta sintomas (assintomático), a orientação é que realize isolamento social por sete dias após a data da coleta (assintomático) retornando somente após 24h.

XV – Deverão ser observadas as seguintes orientações acerca da continuidade do funcionamento das Instituições:

a) Nas hipóteses descritas na tabela constante no Anexo I, extraído do site oficial do Ministério da Saúde, com as novas recomendações do tempo de isolamento para os casos do Covid-19, as atividades nas Instituições de ensino prosseguem com alunos e professores remanescentes, seguindo o regulamento estabelecido neste Decreto com a recomendação de ênfase no uso de máscara, álcool em gel, além de ambiente ventilado;

b) Em nenhuma hipótese haverá suspensão das aulas ou funcionamento das escolas por conta de casos suspeitos ou confirmado de Covid-19, restringindo o afastamento àqueles que estão naturalmente afastados com base nas recomendações previstas no Anexo I.

 

ANEXO I

Caso suspeito, caso confirmado ou contactante domiciliar, o colaborador ou a família do aluno devem:

Alunos — Família do aluno deve entrar em contato imediatamente com a coordenação de segmento e Célula de Monitoramento;

Colaboradores — Devem entrar em contato imediatamente com sua equipe de gestão. Então, este setor fará o alerta à Célula de Monitoramento;

O contato com a célula de monitoramento pode ser feito via WhatsApp: (71) 3045-7459.

Higiene e limpeza

Todos os procedimentos técnicos dos serviços de limpeza e conservação das nossas unidades foram revisados e implementados pelo time técnico da nossa escola; assim como toda a revisão dos procedimentos brasileiros levaram em conta as melhores práticas em outras localidades, principalmente China e UK.

Os novos procedimentos levam em consideração a frequência de limpeza, insumos químicos adequados e comprovadamente eficazes contra o novo vírus e procedimentos. Nossos profissionais também estão aptos para trabalhar com a limpeza técnica de sanitização, o que nos dará mais segurança nos processos e rapidez em nossas respostas.

Ao chegar na escola, disponibilizaremos totens higienizar as mãos com álcool gel. Nossos totens são acionados pelos pedais, proporcionando uma higienização mais segura. Serão disponibilizados dispensers de álcool em gel em todas as salas de aula, em áreas comuns e de circulação. Compartilhamento de objetos será evitado.

Objetos de difícil higienização serão retirados dos espaços do Infantil. Aumento da frequência de limpeza nas unidades:

a) A limpeza será dividida em três — limpeza recorrente, limpeza intermediária e limpeza diária:

1. A higienização recorrente estará concentrada nos banheiros e zonas quentes, como corrimãos, interruptores, maçanetas etc;
2. A higienização intermediária ocorrerá duas vezes nas salas de aula e cinco vezes nas áreas comuns, durante o horário de operação;
3. A higienização diária será realizada ao fim do dia, após operação, com intenso processo de limpeza e sanitização.

Este processo vai ocorrer em duas etapas, chamadas limpeza manual e desinfecção. Na limpeza manual, aplicamos água e detergente para remoção de poeira, gordura e outras sujidades que acabam protegendo os microrganismos da ação do desinfetante. Após esse processo, aplicamos o produto químico desinfetante.

  b) Além disso, em áreas comuns, haverá sanitização a cada troca de bolhas.

  • Ampliação da sinalização reforçando as novas regras e protocolos da escola bem como a regra de ouro e procedimentos de higienização.