Grupo 1 ao 5º ano

Notícias

Mudanças na Educação após a conclusão do Ensino Infantil

Você sabe como ajudar seu filho a se adaptar às mudanças na educação após a conclusão do ensino infantil? 

Momentos de transição nunca são fáceis, especialmente para as crianças, que precisam se adaptar a uma rotina com mais responsabilidade, carga horária e até mesmo dinâmicas diferentes.

Durante esse momento, os pais possuem o papel fundamental de ajudar os filhos a se adaptarem às mudanças na educação.

conclusao ensino infantil

Quais são as mudanças na educação com a transição?

Após aprender a ler, escrever e outros conhecimentos básicos, a criança fica preparada para sua primeira grande transição: a saída do ensino infantil e a entrada no ensino fundamental I.

Enquanto para alguns alunos a ida para uma série mais elevada não significa muitas mudanças na educação, para outros, essa transição pode impactar diretamente em seu desenvolvimento na sala.

Afinal, além de mais responsabilidades, no ensino fundamental I, os estudantes têm acesso a uma carga maior de conteúdos, que podem não ser bem administrados pela criança — pelo menos, não sem ajuda. 

Há também a mudança de professores e, dependendo da instituição e da escolha dos pais, mudança de escola, fazendo com que o aluno precise se acostumar com um novo ambiente, funcionários e colegas.

Como facilitar a mudança após a conclusão do ensino infantil?

A melhor forma de reduzir os impactos das mudanças na educação é estando presente na rotina da criança, acompanhando suas atividades e desenvolvimento escolar, sobretudo, no primeiro ano.

Além disso, esteja em contato com a escola, participando das atividades com outros pais, tirando dúvidas sobre como facilitar essa transição e sobre como ajudar os pequenos a se acostumarem com as mudanças na educação.

Outra dica é: mantenha o aluno na mesma escola ou, se não for possível, escolha instituições menores, que trabalhem apenas com o público mais infantil — por exemplo, com turmas até o ensino fundamental I.

Assim, a criança não vai precisar lidar com as mudanças na educação, enquanto se acostuma em conviver em um espaço diferente, com muitos outros alunos, ainda de idade superiores.

Dicas para ajudar seu filho a absorver os conteúdos sem sentir dificuldades

Com as mudanças na educação, as crianças podem sentir dificuldade em acompanhar as matérias e absorver os conteúdos. Caso seu filho apresente esses déficits, siga estas dicas abaixo:

Acompanhe as atividades escolares

O acompanhamento das atividades permite que os pais descubram como está o desempenho do filho, assim como suas principais dificuldades em cada matéria. Além disso, será possível notar crises na aprendizagem com mais rapidez, podendo tomar, o quanto antes, as medidas necessárias para solucioná-las.

Crie uma rotina

A falta de rotina impacta diretamente nos estudos, mas, como a criança ainda não possui uma capacidade e responsabilidade própria de montá-la, os pais devem assumir esse papel.

Portanto, determine um horário exclusivo para os estudos — por exemplo, uma hora diária — e evite abrir exceções, mostrando para o pequeno a importância daquele momento. 

Defina um local de estudos

Além de um horário, a criança também deve possuir um local exclusivo para os estudos, aumentando sua concentração e responsabilidade com o momento de aprendizagem.

O ideal é que a mesa de estudos esteja longe das distrações, como brinquedos e irmãos, mas, se não for possível colocá-la em outro espaço em vez do quarto, faça a criança guardar todos os brinquedos antes de estudar e esteja sempre a vigiando.

Além disso, o local de estudos deve ser confortável, iluminado e bem ventilado.

Ensine estratégias e métodos de estudo

Sublinhar trechos importantes, resumir conteúdos, fazer exercícios… essas são apenas algumas estratégias de estudos que você pode ensinar para seu filho. Evite métodos muito complexos ou até mesmo use a criatividade e simplifique técnicas que você utilizou durante sua época de estudante.

Busque por suporte profissional

Mesmo com sua ajuda, a criança não consegue se adaptar às mudanças na educação e melhorar o desempenho escolar?

Então, o ideal é buscar ajuda profissional!

Contrate um professor particular para dar aulas sobre os assuntos que o aluno tem mais dificuldade. Saiba que quanto antes você agir, mais fácil será reparar esse problema e menores serão os danos!

conclusao ensino infantil 2

Acompanhe as mudanças na educação do seu filho!

Esteja sempre atento a todas as mudanças na educação, desempenho e comportamento da criança, sendo capaz de tomar as medidas no tempo certo. Para isso, o ideal é estar sempre presente na escola, participando de eventos e reuniões.

Na Gurilândia, seu filho terá todo suporte que precisa para enfrentar esse momento de transição, além de um ensino altamente de qualidade. 

Saiba mais sobre nossa instituição!