A interdisciplinaridade na escola é a prática de relacionar o conteúdo de diferentes campos de conhecimento de forma integrada.
Esse é um conceito que oferece diversos benefícios para o desenvolvimento dos estudantes, mas, infelizmente, não é tão aplicado dentro das salas de aula.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Explicamos tudo para você!
O que é interdisciplinaridade na escola?
Interdisciplinaridade é a relação entre duas ou mais disciplinas ou áreas de conhecimento entre si. É construir uma ligação entre diversos campos do saber ao invés de estudá-los separados.
Dentro da natureza, a química não age separadamente da física, a biologia não funciona sem a química, a história não acontece independente da geografia…
Ou seja, matérias da escola podem até serem estudadas separadamente para fins didáticos, mas elas estão sempre relacionadas.
Atualmente, esse conceito está ganhando mais popularidade, principalmente com a nova LDB Nº 9.394/96. Em vestibulares, também é possível observar a tendência de interdisciplinaridade dentro das questões.
Como a interdisciplinaridade na escola promove a integração entre os alunos?
Vamos imaginar que você amava geografia e odiava química. E se você pudesse, por exemplo, aprender sobre as reações químicas das rochas ou os fenômenos químicos que envolvem a formação de um vulcão?
O assunto ficaria bem mais interessante!
Em uma sala de aula, temos diversos perfis de alunos e alguns são melhores em uma matéria do que outros. Quando a escola trabalha a interdisciplinaridade, é possível o estudante que gosta de física se juntar ao que gosta de biologia, por exemplo, gerando uma integração bem maior entre eles.
Além disso, com o conteúdo mais atraente, os estudantes aprenderiam com mais facilidade, então, a turma ficaria mais nivelada em relação aos conhecimentos.
Outras vantagens da interdisciplinaridade na escola
Fora a integração dos alunos, existem diversas vantagens associadas à interdisciplinaridade na escola. Confira algumas:
Aprendizado completo
Quando você estuda as disciplinas de forma integrada, o aprendizado é bem mais completo, aplicável e fácil de memorizar.
Ao aprender sobre a geopolítica associada à história dos conflitos, por exemplo, sua visão sobre o conteúdo fica bem mais abrangente. Além de que, quando você lembrar de um assunto, recorda do outro automaticamente.
Incentivo ao conhecimento
Como falamos, o aprendizado integrado é bem mais interessante, de modo que os alunos ficam bem mais engajados em aprender sem a pressão de precisar tirar uma boa nota.
Estudam porque querem realmente saber mais sobre o assunto. Além disso, às vezes, um aluno que odeia matemática pode criar interesse somente porque o assunto foi abordado de forma diferente.
Melhora o senso crítico
Outra vantagem da interdisciplinaridade na escola é incentivar o senso crítico do aluno, já que ele terá bem mais embasamento sobre os assuntos.
Por exemplo, em um debate sobre desmatamento, o estudante teria argumentos históricos, químicos, geográficos e biológicos para formular sua opinião sobre o assunto!
Como implementar a interdisciplinaridade nas escolas?
Para que a integração entre os conteúdos ocorra, é preciso existir primeiro uma boa relação e comunicação entre os professores.
Entre as formas de aplicar a interdisciplinaridade nas escolas, algumas ideias podem ser:
- aulas em conjunto;
- projetos interdisciplinares;
- estudos de caso;
- questões de prova interdisciplinares.
Enfim, tudo vai depender da dinâmica da escola. De todo modo, cabe à escola sempre estimular essa questão dentro da sala de aula!
A Gurilândia sempre trabalha o conhecimento de forma contextualizada com o objetivo de conectar o aprendizado à vivência do estudante. Quer saber mais sobre a nossa dinâmica de ensino? Entre em contato com a gente!