Você sabe como a criatividade infantil pode impactar no futuro de seu pequeno?
Costumamos ser criativos durante a infância, mas perdemos essa habilidade com o tempo — e isso ocorre, principalmente, por falta de estímulos.
Nesse artigo, explicaremos o quanto incentivar a criatividade das crianças é importante para seu futuro! Continue a leitura…
Qual é a importância de incentivar a criatividade infantil?
Antigamente, acreditava-se que a criatividade era uma habilidade inata dos indivíduos. Ou você nascia com ela, ou, infelizmente, não tinha o que fazer.
No entanto, embora realmente algumas crianças possam ser mais criativas do que outras, a capacidade criativa pode ser plenamente desenvolvida.
Durante a infância, os pequenos têm a imaginação mais fértil, então, é o melhor momento para desenvolver essa habilidade.
Esse estímulo à criatividade promove diversas vantagens para o futuro das crianças, como:
- melhoria da capacidade analítica;
- desenvolvimento de identidade;
- facilidade de aprendizagem;
- criação de resiliência;
- estímulo à independência e autonomia.
7 formas de incentivar a criatividade infantil na sala de aula
Como as crianças passam boa parte do tempo na escola, esse ambiente é um dos principais responsáveis por estimular o desenvolvimento da criatividade infantil.
Por isso, confira algumas ideias de como incentivar essa habilidade na sala de aula:
Aposte em atividades sensoriais
Na infância, os pequenos estão na fase de descoberta do mundo. Por isso, promover atividades sensoriais é excelente para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, linguística e emocional das crianças.
Confira algumas ideias de atividades:
- Bacia sensorial: coloque texturas em uma bacia e deixe a criança explorar.
- Contato com a natureza: estimule a criança a brincar com flores, plantas, terra e outros elementos.
- Brincadeira com tinta: dê bastões de tinta para a criança e peça para ela desenhar.
Estimule perguntas
Nessa fase da infância, as crianças começam a perguntar bastante, principalmente dos três aos cinco anos. Segundo pesquisas, os pequenos curiosos chegam a fazer até 300 perguntas por dia!
Em geral, a tendência dos adultos é procurar cortar esse hábito, mas a ideia é fazer o contrário: estimular ainda mais. Os questionamentos são excelentes para incentivar a inteligência e a criatividade infantil.
Nesse caso, é interessante estimular a busca de respostas de forma independente com pequenos desafios!
Incentive a interação entre os colegas
Dinâmicas em grupo, além de terem muita diversão — e bagunça garantida —, ajudam a promover o trabalho em equipe e o aprendizado.
Desse modo, os coleguinhas podem trocar experiências e aprenderem em conjunto.
Conte histórias
Como falamos, as crianças possuem uma excelente capacidade imaginativa nessa fase e contar histórias pode ser uma ótima maneira de estimular ainda mais a criatividade infantil.
É possível criar uma história, contar algum conto antigo (como os três porquinhos) ou até mesmo construir uma narrativa em conjunto. Se possível, é interessante trazer elementos visuais para aumentar a percepção da criança!
Dê liberdade para criar
Os pequenos não precisam de muito para criar. Basta dar liberdade.
Um papel, caneta e lápis de cor podem se transformar em milhares de coisas diferentes, por exemplo.
Nesse caso, o papel dos tutores é apenas orientar as criações das crianças e buscar formas de estimular ainda mais sua criatividade.
Estimule a criatividade infantil de seu filho
Você pode utilizar todas essas formas de estimular a criatividade dentro de casa com seu pequeno. Assim, com uma boa escola, seu pequeno vai conseguir todos os benefícios que essa habilidade oferece no futuro!
A Gurilândia tem a criatividade como um dos principais pilares da instituição, de modo que todo modelo de ensino e infraestrutura são utilizados para estimular o desenvolvimento da mente e corpo dos seus alunos.