Qual a importância de trabalhar com cores na educação infantil?
As cores provocam efeitos e estímulos diferentes em nossos cérebros, inclusive, nas crianças. Por isso, a psicologia das cores é uma área bastante estudada, impactando vários setores, como design, arquitetura e a educação infantil.
Como cada tonalidade impacta diferentemente a nossa psicologia — podendo influenciar pensamentos e estados emocionais — trabalhar com as cores na educação infantil é uma excelente forma de estimular as crianças.
Afinal, durante a infância, nós somos muito visuais. Assim, ensinar com elementos coloridos, utilizando os conceitos e técnicas da psicologia das cores, acaba sendo uma das melhores estratégias, até mesmo que os ensinamentos verbais.
Por exemplo, para criar um ambiente estimulante ao ensino, as salas de aula podem adotar cores solares, como laranja e amarelo.
Além disso, os professores podem utilizar das cores para ensinar lições aos alunos — o vermelho representa, instintivamente, perigo, podendo ser usado em plaquinhas de comportamentos proibidos em sala de aula.
E claro: a prática de brincadeiras e jogos com as cores são sempre uma maneira de trabalhá-las na educação infantil e ainda estimular o desenvolvimento da criatividade e inteligência emocional.
Benefícios do trabalho com cores na Educação infantil
Veja a seguir as vantagens que o trabalho com cores na educação infantil pode proporcionar aos pequenos!
Melhora da coordenação motora
Colorir é a atividade com cores na educação infantil mais comum, que, além disso, contribui diretamente para a coordenação motora da criança, que vai aprendendo a manipular os objetos.
Aumento da noção de espaço e dos limites
Ainda em relação à atividade de colorir, ao pintar nos limites da linha, o pequeno vai ficando mais atento e aprendendo sobre limites, espaços e estruturas. Esses são conhecimentos básicos que serão explorados durante toda sua educação.
Desenvolvimento fonético
Outra forma de trabalhar as cores na educação infantil é através da repetição dos nomes — com cartões, objetos ou músicas. Além de facilitar a memorização do nome das cores, essas atividades ajudam a melhorar a dicção dos pequenos.
Maior coordenação e concentração
Todas essas atividades necessitam de concentração das crianças, seja para lembrar o nome de cada cor ou para pintar corretamente os espaços. Desse modo, o foco dos pequenos também é aumentado, assim como sua capacidade de coordenação das mãos e dos olhos.